Lei de Hess


A Lei de Hess é um importante princípio em química que relaciona a energia envolvida em uma reação química com as condições nas quais ela ocorre. Ela afirma que a quantidade de energia liberada ou absorvida em uma reação química depende apenas dos estados iniciais e finais dos reagentes e produtos. Neste artigo, iremos aprender a Lei de Hess e entender como ela pode ser aplicada para prever a energia envolvida em uma reação química.

A Lei de Hess é aplicada para determinar a variação de entalpia em reações químicas usando uma série de outras reações que possuem entalpias conhecidas. O processo envolve as seguintes etapas:

- Primeiro, é necessário identificar as reações intermediárias que podem ser usadas para calcular a variação de entalpia da reação de interesse. 

- Escreva as equações químicas balanceadas para cada uma das reações intermediárias e anote as entalpias das reações.

- Manipule as equações químicas das reações intermediárias de tal forma que os produtos e reagentes da reação de interesse apareçam na mesma ordem em que aparecem na equação química de interesse (equação global). Certifique-se de inverter as equações e mudar o sinal das entalpias quando necessário para obter a equação química correta para a reação de interesse.

- Some as entalpias das reações intermediárias para obter a entalpia da reação de interesse. Certifique-se de multiplicar as entalpias pelas proporções corretas para garantir que as unidades e os coeficientes estejam corretos. Além disso, anular as substâncias que se repetem estando em lados opostos.

O valor de ΔH pode ser obtido apartir da soma dos valores das equações:

ΔHglobal = Σ ΔHequações

ΔH = ΔH1 + ΔH2 + ΔH3 ..

Exemplo:

(UCS-2012) Considere as equações químicas abaixo.

6C(s) + 6H2(g) +3 O2(g) → C6H12O6(aq)                ΔH = -1263 kJ/mol
C(s) + O2(g) → CO2(g)                                                ΔH = -413 kJ/mol
H2(g) + 1/2 O2(g) → H2O(l)                                        ΔH = -286 kJ/mol

As células usam glicose, um dos principais produtos da fotossíntese, como fonte de energia e como intermediário metabólico. Com base nas equações acima, qual é a energia envolvida (kJ/mol) na queima metabólica de 1 mol de glicose?

Considere a equação química dessa queima como: 

C6H12O6(aq) + 6O2(g) → 6CO2(g) + 6H2O(l)

Resolução: Aplicando a lei de Hess, podemos chegar à equação de interesse (equação global).

Aplicando Química

Depois de manipular as equações intermediárias de forma que os produtos e reagentes da reação de interesse apareçam na mesma ordem em que aparecem na equação global e anulado as substâncias que se repetem estando em lados opostos. Agora podemos realizar a soma das entalpias das reações intermediárias.

Assim: ΔH = ΔH1 + ΔH2 + ΔH3
            ΔH = [+1263] + [-2478] + [– 1716] = –2931 kJ/mol de glicose.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem